Quantcast
Channel: Educação Financeira – Redes – Moderna.com.br
Viewing all articles
Browse latest Browse all 21

O que é ser educado financeiramente?

$
0
0

Quando vejo um jovem procurando uma lixeira para jogar fora o copo de onde acaba de tomar água, eu penso: eis um menino bem-educado. Se ele procura pela lixeira adequada ao descarte de plásticos, vou mais longe ainda e, feliz da vida, completo: esse sim, além de educado, tem consciência ambiental e se comporta como um cidadão civilizado.

Mas como posso saber se esse mesmo menino é também bem-educado financeiramente?

O livro de minha autoria Educação Financeira – Um guia de valor, recém lançado pela Editora Moderna, compõe a Coleção Informação e Diálogo, coordenada por Januária Cristina Alves, e traz, de forma simples e didática, os quatro eixos que estruturam e garantem uma boa educação financeira:

COMO GANHAR
COMO GASTAR
COMO POUPAR / COMO INVESTIR
COMO DOAR

Cá para nós, esse assunto é muito bem-vindo, pois em tempos de crise financeira, de ameaças de reforma da previdência e de alta nos índices de desemprego é bom para todo mundo refletir sobre o comportamento que se tem em relação ao dinheiro, o que precisa ser feito, o que deve ser evitado e outras coisas mais. Dessa forma, acredito, as sugestões que darei a seguir poderão ser úteis não só para os alunos, mas para todos os interessados em conquistar ou manter uma qualidade de vida melhor e por mais tempo.

Você se considera educado financeiramente?

Foram considerados financeiramente educadas aquelas pessoas que conseguiram responder corretamente 3 das 5 perguntas feitas neste link. Tente respondê-las e veja como anda sua educação no que se refere ao mundo das finanças.

Saiba também que o resultado dessa pesquisa apontou que o Brasil ocupa o 67º lugar no ranking mundial dos bem-educados financeiramente, o que nos coloca abaixo de países como a Tanzânia, o Azerbaijão, Camarões e Senegal.

Embora o Brasil seja reconhecido como a 9ª economia do mundo tem uma população que, em sua expressiva maioria, não sabe administrar suas finanças pessoais. Isto coloca em debate a questão da geração e do controle das riquezas coletivas e sociais, uma vez que apenas 35% dos entrevistados acertaram, pelo menos 3 das 5 perguntas feitas, o que significa dizer que estamos abaixo da média mundial que é de 36%.

Será que o resultado dessa pesquisa indica que devemos fazer alguma coisa em relação à educação financeira de nossas próximas gerações?

Sobre a autora do post

Flávia Aidar

Flávia Aidar

Autora do livro - Educação Financeira – um guia de valor -, da coleção Informação e Diálogo

Professora de História pela USP-SP com especialização em História da Arte e Infoeducação. Trabalhou em várias instituições de ensino, Secretarias de Educação, empresas e fundações voltadas para a educação e formação de educadores. Autora de materiais didáticos e paradidáticos, recebeu o prêmio Jabuti com o livro sobre ensino de arte Para Ler e Ver com Olhos Livres (2014).

educação-financeira

Educação Financeira – pratique essa ideia

Praticar uma ideia é o mesmo que transformar o conhecimento em comportamento, isto é, em atitude. Tomar decisões financeiramente equilibradas e responsáveis é uma atitude para ser lembrada a cada dia, todos os dias.

Um quadro simples para cada um dos eixos propostos por mim no livro Educação Financeira – um guia de valor, vão facilitar o seu trabalho, seja você professor ou professora de qualquer disciplina ou segmento, desde que tenha se convencido da importância que tem, em tempos de bitcoins, startups e crowdfunding, uma educação financeira como estratégia para que seus estudantes possam conquistar uma qualidade de vida, individual e coletiva, nos termos em que o século XXI nos desafia a inventar.

quadro-educação-financeira

(*) Você sabe o que é investir? Assista ao vídeo Diferença entre ATIVOS e PASSIVOS por Robert Kiyosaki para descobrir a diferença entre ativos e passivos e saiba o que significa

Para saber mais

Bitcoins – moedas virtuais. Veja mais informações na página 17 do livro Educação Financeira – um guia de valor de autoria de Flávia Aidar; Januária Cristina Alves, coordenação. 1.ed. – São Paulo: Moderna, 2016. – (Coleção Informação e Diálogo)

Startups – um tipo de empreendimento que busca criar atividades inovadoras ou renovar produtos e serviços já existentes. Mais informações na página 67 do livro Educação Financeira – um guia de valor de autoria de Flávia Aidar; Januária Cristina Alves, coordenação. 1.ed. – São Paulo: Moderna, 2016. – (Coleção Informação e Diálogo).

Crowdfunding – é uma espécie de “vaquinha” virtual, cujo objetivo é buscar colaboração financeira coletiva para alavancar ideias e projetos. Mais informações nas páginas 68,69 e 70 do livro Educação Financeira – um guia de valor de autoria de Flávia Aidar; Januária Cristina Alves, coordenação. 1.ed. – São Paulo: Moderna, 2016. – (Coleção Informação e Diálogo)

Coleção Informação e Diálogo

A coleção Informação e Diálogo trata de temas atuais, que estão em discussão na mídia e que, com certeza, renderão um bom diálogo e uma proveitosa troca de ideias entre os jovens de 11 a 14 anos. Livros em formato de Almanaque que usam e abusam de hipertextos com o intuito de oferecer ao jovem um conjunto de temas que possam ser discutidos e compartilhados entre os colegas de escola, amigos e também na família, despertando o seu interesse e estimulando-o a prosseguir a pesquisa iniciada por meio da leitura.

Confira abaixo mais sobre a coleção Informação e Diálogo:

The post O que é ser educado financeiramente? appeared first on Redes - Moderna.com.br.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 21

Latest Images





Latest Images